O Retorno do Pop Latino: Novos Talentos Impulsionam a Revitalização

Uncategorised

O pop latino, um elemento fundamental na cena musical de língua espanhola, está de volta e mais forte do que nunca, graças ao surgimento de novos talentos que estão impulsionando sua ressurgência1. Este gênero musical, que floresceu na década de 1980, está experimentando uma nova onda de popularidade e inovação.

O fenômeno de crossover de “Despacito” sugere que a ressurgência da música pop latina veio para ficar. Embora sucessos inescapáveis como “Despacito” e “Mi Gente” tenham quebrado recordes e se firmado na consciência pública, uma nova coleção digital, Fiesta Latina, mostra que essa onda atual de criatividade latino-americana não surgiu do nada2. A popularização global do reggaeton através dos hinos de verão mais inescapáveis de 2017 desencadeou uma revivificação da música pop latina no mainstream2.

Artistas pop latinos de hoje estão explorando novas maneiras de incorporar tendências na música com vocais e ritmos intrínsecos ao gênero. J Balvin, por exemplo, com seu hit de final de verão de 2017, “Mi Gente”, dobrou loops vocais em flautas de encantador de serpentes; desafiou as marcas do reggaeton com vocais cantados, em vez de falados; e incorporou letras principalmente em espanhol (com a adição sutil de inglês e francês, graças a Beyoncé e ao produtor DJ francês Willy William) para formar uma sensação viral2.

Além disso, outros artistas emergentes na música pop latina estão emprestando de subgêneros inexplorados da música latina para apagar barreiras culturais em escala global. Por exemplo, o exportador porto-riquenho Chris Jeday busca inspiração na cena trap de Atlanta, infundindo tradições musicais latinas com linhas de baixo oscilantes e caixas nervosas. Enquanto isso, a sueca Mapei experimenta com funk brasileiro para entregar uma balada R&B destilada2.

Em um mundo interconectado, esses artistas unificam elementos da música que, até agora, permaneceram separados. Sebastián Yatra, nascido na Colômbia e criado em Miami, mistura pop romântico com hip-hop e tropical house, e é esperado para se tornar um grande sucesso no palco mundial em 20182.

A ressurgência do pop latino é um testemunho do poder da inovação e da criatividade na música. Com novos talentos surgindo e explorando novas maneiras de expressar a essência do gênero, o futuro do pop latino parece brilhante e promissor.